Covid-19: PS/Açores viabiliza protesto contra manutenção de voos da TAP no pico da pandemia

| País
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 18 jun 2020 (Lusa) - O parlamento dos Açores aprovou hoje um protesto contra a "imposição política" de manter voos para a região no pico da pandemia de covid-19, com os socialistas locais a reconhecerem uma "diferença" de posição face ao Governo da República.

"Quero saudar todos os partidos que votam favoravelmente este voto, porque demonstraram patriotismo autonómico e que estão na defesa dos Açores, e isso é que me interessa considerar", disse Paulo Estêvão, deputado único do PPM, que apresentou na Assembleia Legislativa Regional o voto de protesto aprovado hoje de forma unânime.

O voto aprovado manifesta oposição à "imposição política, por parte do Governo da República e do Presidente da República, dos voos da TAP entre o território continental e os Açores no auge da pandemia da doença covid-19, colocando assim em risco a população açoriana".

A Ryanair e a SATA suspenderam as operações entre o continente e a região, mas a TAP manteve sempre ligações, embora em menor número do que o habitual, entre Lisboa e São Miguel e entre Lisboa e a ilha Terceira.

Pelo PS, o deputado José San-Bento reconheceu que a "diferença" de opiniões com a República "foi ultrapassada pelas circunstâncias, mas não foi esquecida".

Apesar desta divergência, os governos centrais que "melhor servem as regiões autónomas" são os socialistas, defendeu o parlamentar.

"Não podemos deixar que uma exceção possa afetar a regra. E a regra é de um bom relacionamento e de governos da República do PS que apoiam sempre os Açores", disse.

Os Açores não registam atualmente qualquer caso positivo de covid-19, depois de somarem 16 mortes devido à doença.

A transportadora aérea SATA retomou na segunda-feira as ligações entre o continente português e as ilhas de São Miguel e Terceira, deixando a TAP de ser a única companhia a fazer ligações para o arquipélago no atual cenário de pandemia.

A Ryanair deve retomar a sua operação para os Açores também este mês.

PPF // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).