Gaia cria Conselho Consultivo de Saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 28 abr (Lusa) -- A Câmara de Gaia criou hoje um Conselho Consultivo de Saúde com 27 parceiros, que irá orientar as políticas da autarquia nessa área e defender as necessidades e as respostas dos serviços existentes no concelho.

"A criação do Conselho Consultivo de Saúde reveste-se de grande importância", afirmou hoje o presidente da Câmara de Gaia, segundo o qual este novo órgão "junta no mesmo contexto um conjunto de parceiros que trabalham, embora de formas diferentes, para um fim comum".

Ao Conselho Consultivo hoje apresentado e criado caberá, entre outros, elaborar o Plano Municipal de Saúde, contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal, promover a troca de informações entre as 27 entidades representadas e recomendar medidas a integrar nos planos de atividades das mesmas.

Entre as suas competências inclui-se, também, a apresentação de propostas e sugestões sobre questões relativas à saúde que poderão ser consideradas no Plano Diretor Municipal.

"Por outro lado, este conselho não deixa de sublinhar uma questão que é para nós muito clara: a defesa das necessidades dos cuidados de saúde e do seu caráter universalista, sem deixar de reconhecer a importância dos serviços privados", assinalou Eduardo Vítor Rodrigues, que considera que "de cada vez que o serviço público for decapitado, também o serviço privado se ressente".

O próprio município será um "parceiro ativo" no conselho a ser presidido pelo presidente da câmara municipal para o qual este organismo terá "uma importância estratégica na formatação das políticas do município", sendo ao mesmo tempo um "desafio difícil mas aliciante".

Este órgão é composto pelas diferentes entidades do Município ligadas ao setor da saúde, como o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gaia, o Centro de Reabilitação do Norte, pelos Agrupamentos de Centros de Saúde Gaia e Espinho/Gaia e associações mutualistas do concelho.

Integram também o conselho e instituições de ensino, as juntas de freguesia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto de Solidariedade e Segurança Social, PSP, GNR e bombeiros, além de outros organismos públicos.

Os membros do Conselho Consultivo de Saúde tomarão posse na primeira reunião, que deverá ser agendada em breve, devendo o órgão reunir ordinariamente duas vezes por ano.

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Hospital de Penafiel sem doentes infetados por bactéria multirresistente

Não existem novos casos de doentes infetados ou colonizados com a bactéria multirresistente no Hospital Padre Américo, escreve o Jornal de Notícias (JN), citando fonte hospitalar.

Preventiva para dois homens detidos por assalto a residências em Vila Real

Os dois homens detidos na quarta-feira pela suspeita de assaltos a residências em Vila Real vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, disse esta sexta-feira fonte da PSP.