Médicos acusam Governo de amadorismo na proposta de reforma hospitalar

Médicos acusam Governo de amadorismo na proposta de reforma hospitalar
| País
Porto Canal

A Ordem dos Médicos acusou hoje o Ministério da Saúde de amadorismo, ao estar a querer fazer uma "profunda reforma hospitalar" sem um estudo prévio fundamentado e sem avaliar as consequências.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, comentava à agência Lusa a portaria publicada na quinta-feira em Diário da República e que vem categorizar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em grupos de I a IV, hierarquizando as unidades de acordo com a natureza das suas responsabilidades e as suas valências.

"Parece-nos que o Ministério da Saúde está a fazer uma profundíssima reorganização hospitalar por despacho, sem qualquer tipo de avaliação conhecida, de estudo prévio de fundamentação das decisões e de avaliação das respetivas consequências", afirmou José Manuel Silva.

O bastonário deu o exemplo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, que, na atual portaria, perde a valência da cirurgia cardiotorácica, à semelhança do que também se prevê para o Hospital de Santa Cruz (em Carnaxide).

"Não sei se não vai ser mais uma portaria produzida por este Ministério e que depois não vai ser aplicada por não ser exequível. Mais uma vez reflete o amadorismo de funcionamento do Ministério da Saúde", considerou José Manuel Silva.

De acordo com um elemento do corpo clínico do hospital de Santa Cruz ouvido pela agência Lusa, a decisão refletida na portaria representa a redução para metade dos serviços de cirurgia cardiotorácica nos hospitais públicos portugueses.

"Encerram-se dois dos maiores centros cardiológicos do país, sem que se veja capacidade instalada ou a instalar em outros hospitais públicos. Os hospitais públicos existentes não têm capacidade para absorver o volume cirúrgico destes hospitais", declarou à Lusa a mesma fonte do corpo clínico.

No ano passado, um cirurgião belga esteve a auditar os serviços de cirurgia cardiotorácica em Lisboa e recomendou a concentração de serviços, deixando de fora o Hospital de Santa Cruz, mas considerando que "faz sentido" manter o semipúblico Hospital da Cruz Vermelha.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.