Covid-19: Reabertas todas as mesquitas na Faixa de Gaza

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Gaza, Palestina, 03 jun 2020 (Lusa) -- Após 70 dias a rezar em casa, os fiéis da Faixa de Gaza voltaram hoje às mesquitas, que tinham sido encerradas no quadro da luta contra o novo coronavírus no enclave palestiniano.

Algumas das mesquitas já tinham reaberto há dez dias por ocasião do Aid el-Fitr, festa muçulmana que marca o fim do Ramadão, mas agora reabriram todos os templos muçulmanos.

Khader Mussa, 40 anos, ficou "cheio de alegria" por poder rezar novamente na sua mesquita, mas o habitante da cidade de Gaza continua cauteloso e só entrou no tempo "dois minutos antes do início da oração para evitar o contacto com os outros fiéis".

O Ministério dos Assuntos Religiosos pediu aos crentes para continuarem a usar máscara de proteção e respeitarem o distanciamento social, indicando num comunicado que as mesquitas continuarão a ser desinfetadas para evitar a propagação do vírus.

A Faixa de Gaza registou oficialmente cerca de 60 casos de covid-19 e uma morte, desde o anúncio do primeiro contágio a 22 de março, que levou ao encerramento das mesquitas, restaurantes e universidades.

O número de doentes mais do que duplicou em meados de maio devido a uma vaga de regressos, sobretudo do Egito, mas também de Israel.

Os observadores alertaram desde o início da pandemia para os riscos que corriam os habitantes da Faixa de Gaza devido à forte densidade populacional, uma infraestrutura de saúde precária e uma elevada taxa de pobreza.

Dois milhões de palestinianos vivem sob rigoroso bloqueio israelita na estreita faixa de terra, enclausurada entre Israel, o Egito e o mar Mediterrâneo e controlada pelo movimento radical Hamas.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan (China), já provocou mais de 380.000 mortos e infetou quase 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço da agência France Presse.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.