Alerta de 'tsunami' estendido ao Peru e Equador após forte sismo no Chile

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago do Chile, 02 abr (Lusa) -- O aviso de 'tsunami' acionado no Chile, após um forte sismo de magnitude 8 na escala de Richter sentido na noite de terça-feira na sua costa norte, foi estendido ao Peru e Equador, informaram as autoridades.

O abalo, registado às 20:46 locais (00:46 de quarta-feira em Lisboa) e que teve o seu epicentro a 83 quilómetros a noroeste da cidade de Iquique, na costa norte do país, foi localizado a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Instituto Geológico do Estados Unidos.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta, tal como as autoridades chilenas e as suas congéneres do Equador e Peru.

A mesma entidade, com sede no Havai, colocou ainda sob "vigilância" três países: Colômbia, Panamá e Costa Rica.

Até ao momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas ou danos materiais.

"Todos ao longo da nossa costa devem estar alerta e prontos", disse o Presidente do Equador, Rafael Correa, através do Twitter.

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo.

Em fevereiro de 2010, o centro e o sul do Chile foram atingidos por um potente abalo de 8,8 seguido de um tsunami que devastou dezenas de cidades, o qual deixou mais de 500 mortos e danos na ordem dos 30 mil milhões de dólares.

Esta zona costeira tem sido atingida por inúmeros sismos nos últimos dias. No domingo, foi registado um sismo com uma magnitude de 6, o qual foi seguido de pelo menos duas réplicas moderadas, indicou o Instituto Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica mundial.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.