Rali de Portugal: Pedro Meireles acredita que acaba prova na liderança do Nacional

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 abr (Lusa) - O piloto português Pedro Meireles (Skoda S2000) acredita que vai manter a liderança do Campeonato Nacional após o Rali de Portugal, cuja primeira etapa conta para a prova nacional, mas adverte que terminar é "fundamental".

"Como líder do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) vou querer manter essa posição e penso que, se nada de especial acontecer e terminar o Rali de Portugal, manterei", disse à Lusa Pedro Meireles, numa antevisão da sua participação no Rali de Portugal, a partir de quinta-feira.

O piloto de Guimarães lidera o CNR com 52 pontos (mais 25 do que Adruzilo Lopes e mais 30,5 pontos do que o atual campeão Ricardo Moura), graças a vitórias no Rali Serras de Fafe e no Rali de Guimarães, esta última por apenas três décimos de segundo.

"Naturalmente que tenho de pensar no campeonato, e, como só tenho seis provas confirmadas, qualquer desistência para mim é muito penalizadora. E por isso [o Rali de Portugal] vai ser um misto de querer andar à frente, mas também de não querer arriscar em demasia, porque terminar a prova é fundamental", salientou Pedro Meireles.

No Rali de Portugal, quarta prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), apenas a primeira etapa (a superespecial de quinta-feira em Lisboa e as seis classificativas de sexta-feira em Silves, Ourique e Almodôvar) será pontuável para o campeonato nacional.

Por isso mesmo, Pedro Meireles correrá apenas até sexta-feira: "Não faz sentido estar a dispender mais meios, incluindo financeiros", para correr duas etapas que não contam, disse o piloto, antecipando ainda assim dificuldades no que toca a pneus.

"As principais dificuldades é que vamos ser obrigados a usar uns pneus diferentes dos que estamos habituados, uns pneus mais duros e mais pesados. A afinação para a prova vai ser preponderante. Vou fazer um teste antes, com pneus idênticos, para afinar o carro e penso que essa, sobretudo, será a grande dificuldade", sublinhou o piloto à Lusa.

Quanto às classificativas, Pedro Meireles está descansado.

"Os troços do Algarve já são conhecidos. Têm características diferentes dos troços do norte, especialmente do Rali de Fafe. No entanto, isso não é nenhuma dificuldade. A grande dificuldade vai ser encontrar o 'setup' ideal para o carro", analisou o piloto, ressalvando ainda assim que se trata de "classificativas mais longas" do que está habituado.

Sobre o candidato à vitória na geral absoluta do Rali, o piloto vimaranense não foge ao "suspeito do costume": o francês campeão do Mundo, Sebastian Ogier (Volkswagen).

"O Ogier é o maior piloto da atualidade, tem o melhor carro e, por isso, será concerteza o favorito. No entanto, o [seu companheiro de equipa Jari-Matti] Latvala tem um carro igual e é um piloto extremamente rápido, sobretudo nos pisos de terra, portanto, será o principal adversário", considerou Pedro Meireles, para quem o Polo-R está "um passo acima da concorrência".

Após a participação no Rali de Portugal, Pedro Meireles tem agendada a inscrição no Rali dos Açores (15 a 17 de maio), Rali do Centro de Portugal (07 a 08 de junho) e Rali da Madeira (01 a 03 de agosto), fechando aí a sua participação no CNR.

NVI // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Gonçalo Alves: “Façam o rastreio para saberem com o que podem contar”

A parceria entre “duas instituições imensas da cidade” como o FC Porto e o IPO continua bem viva e neste 8 de maio, Dia do Euromelanoma, o clube associou-se ao Instutito para incentivar a população ao autoexame no âmbito de uma campanha de prevenção do cancro de pele. Gonçalo Alves e Telmo Pinto aproveitaram uma “oportunidade muito boa” para “apelar as pessoas façam o rastreio” na Clínica da Pele, uma “operação super rápida” mas “super importante”.