General chinês vai ser julgado por corrupção e abuso do poder

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 01 abr (Lusa) - Um antigo vice-chefe do departamento de logística das Forças Armadas chinesas, o general Gu Junshan, vai ser julgado por corrupção e abuso de poder, anunciou hoje a imprensa oficial citando a Procuradoria-geral militar.

Gu Junshan foi formalmente acusado de fraude, suborno, uso inapropriado de fundos públicos e abuso do poder, indicou a mesma fonte.

O general, de 58 anos, será julgado num tribunal militar.

Gu Junshan tem sido associado ao general Xu Caihou, antigo vice-presidente da Comissão Militar Central, cuja detenção foi anunciada no passado dia 20 de março por um jornal de Hong Kong.

Xu Caihou, 71 anos, é a mais alta patente militar da China suspeita de corrupção e antes de se reformar, em 2012, pertencia ao Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC).

O PCC assumiu há muito o combate à corrupção como "uma luta de vida ou de morte" para a sua permanência no poder, mas a atual campanha é considerada mais persistente e ampla do que era habitual.

Em 2013 foram investigados "31 funcionários de elevado perfil" e só este mês, houve mais três vice-governadores provinciais (de Yunnan, Hainan e Jiangxi), afastados por "graves violações da disciplina", a expressão habitualmente utilizada para designar os crimes de corrupção e abuso de poder

AC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.