Covid-19: Leiria assinala 25 de Abril com programa digital

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 22 abr 2020 (Lusa) -- O Município de Leiria vai assinalar o 25 de Abril com um programa digital destinado a crianças e adultos, no qual os temas liberdade e censura estão presentes em várias das iniciativas, anunciou hoje a autarquia.

Tendo em conta o atual contexto de pandemia covid-19 e as recomendações de isolamento social emanadas das autoridades de saúde, o Município de Leiria vai assinalar a efeméride com um conjunto de iniciativas transmitidas nas plataformas digitais da Câmara.

O programa contempla cultura, com música, cinema, teatro, ilustração, animação, canto, poesia, criação artística, performance, mas também debate e intervenção política.

No dia 24, à noite, realiza-se o espetáculo Abril é ..., de Manuel Freire, seguindo-se a Criação Artística: Através de uma cronologia não-linear, "Ecos de Abril", um filme que revisita o conceito de liberdade na sua forma de expressão mais pura, aproximada daquilo que foi, e continua a ser, a arte urbana pré/pós-revolução de Abril.

Antes, haverá a intervenção da coreógrafa e bailarina Clara Leão, sob o tema "Onde está a liberdade?".

No dia 25, o programa começa com Ilustrações do 25 de Abril explicado aos mais pequenos: LINK, Hora do Conto e o filme de animação "Censura", em versão portuguesa. 

A seguir, há a exibição do filme de animação legendado "A Fuga para a Liberdade".

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, intervém pelas 14:30, seguindo-se meia hora depois o cantar de 'Grândola Vila Morena' às varandas e janelas de todos os cidadãos que queiram participar, um apelo lançado pela Associação 25 de Abril.

Às 15:15, haverá lugar a poemas, texto e música dos atores de O Gato, seguindo-se a atuação do Instituto Jovens Músicos e um poema em homenagem ao falecido escritor Luís Sepúlveda.

O Nariz - Teatro de Grupo exibe o 'Relato do 25 de Abril' e Surma participa com uma versão de uma música de José Mário Branco (Ronda Do Soldadinho), acompanhada de uma ilustração animada.

Os Índios da Meia Praia - Tributo a Zeca Afonso e Amigos da Luta atuam pelas 17:00, passando depois um filme-documentário, realizado por Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, que retrata a vida e obra do músico José Mário Branco.

Pelas 21:30, tem lugar a conversa, sem moderação, "À volta da liberdade", com os diretores do Jornal de Leiria e do Região de Leiria.

 

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.