Covid-19: Município de Pedrógão Grande prepara 164 camas para isolamento

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 21 abr (Lusa) -- O Município de Pedrógão Grande anunciou a preparação de 164 camas em cinco pontos daquele concelho do distrito de Leiria para apoiar a população em caso de necessidade de isolamento face à infeção pelo novo coronavírus.

No âmbito do Plano Operacional Municipal de Combate à covid-19, a Câmara disponibiliza 164 camas no parque de campismo (13 camas de isolamento e quarentena), pavilhão gimnodesportivo (100 de apoio de emergência), habitação na vila de Pedrógão Grande (2 de apoio ao doente), centro de dia de Graça (22 de apoio ao doente) e centro de dia de Vila Facaia (27 de apoio ao doente), sintetiza uma nota de imprensa.

A autarquia liderada por Valdemar Alves vai distribuir também 2.383 equipamentos de proteção individual pela proteção civil, Santa Casa, escolas e comércio e criou um centro de triagem, refere a mesma nota. 

"Estes espaços permitem responder a qualquer situação de maior dimensão e ter também uma resposta pronta para o lar e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia", explicou Valdemar Alves, citado na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O autarca acrescentou que "serão igualmente preparados espaços para acolhimento de grupos de reforço que sejam necessários, como bombeiros, GNR e pessoal médico ou de enfermagem".

Após o sucesso da primeira iniciativa, a Câmara voltou a distribuir equipamentos de proteção individual pelo concelho.

Além de reforçar a entrega às instituições, foram distribuídas unidades pelo agrupamento de escolas, Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, assim como estabelecimentos comerciais abertos ao público. 

O Município sublinha a importância de "todos, sem exceção, manterem as medidas de distanciamento social e seguirem as recomendações das autoridades de saúde e de segurança".

Segundo dados divulgados hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, até às 00:15 de hoje, estavam confirmados três casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e outros três em vigilância.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 21 mortos (+2,9%) e mais 657 casos de infeção (+3,3%).Das pessoas infetadas, 1.208 estão hospitalizadas, das quais 215 em unidades de cuidados intensivos, e mantém-se as 610 dadas como curadas.

 

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.