Covid-19: Utentes com testes negativos de lar de Alverca vão para hotel

| País
Porto Canal com Lusa

Alverca, Lisboa, 18 abr 2020 (Lusa) - Os utentes do lar de Alverca, em Vila Franca de Xira, cujo resultado foi negativo para covid-19, vão ser encaminhados para uma unidade hoteleira requisitada pela Câmara Municipal, disse hoje aos jornalistas o presidente da autarquia, Alberto Mesquita.

De acordo com o autarca, irão ser seguidas as indicações das autoridades de saúde, que vão no sentido de "retirar todos os utentes cujo teste deu negativo".

"Toda a Proteção Civil [municipal] estará preparada" para a retirada "dessas pessoas, que vão para uma unidade hoteleira que a Câmara Municipal contratou para acolher estas pessoas", disse Alberto Mesquita, adiantando que se tratam de 30 utentes e seis funcionários.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no lar irão permanecer os utentes infetados, que no total são 58 pessoas, das quais 39 utentes e 19 funcionários.

O autarca confirmou ainda que estão a ser efetuados 20 testes num outro lar da Associação de Assistência e Beneficência da Misericórdia de Alverca (AABMA), situado a 800 metros do lar com 58 infetados.

Os testes estão a ser realizados pelo hospital de Vila Franca de Xira e que só serão conhecidos "ao final do dia", não antes das 18:00, adiantou Alberto Mesquita.

O edil esclareceu que os utentes do segundo lar que testarem positivo para a covid-19 irão ser encaminhados para o primeiro, onde foram detetados os 58 casos positivos, e os que testarem negativo irão para a unidade hoteleira contratada pela Câmara Municipal.

Alberto Mesquita disse ainda que estão a ser efetuados testes em todos os lares de Vila Franca de Xira.

Portugal regista hoje 687 mortos associados à covid-19, mais 30 do que na sexta-feira, e 19.685 infetados (mais 663), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de sexta-feira, em que se registavam 657 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 4,6%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 663 casos do que na sexta-feira, representando uma subida de 3,5%.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (393), seguida pelo Centro (157), pela região de Lisboa e Vale Tejo (124), do Algarve (9), dos Açores (4), adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira.

JE (APN) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.