Covid-19: Câmara de Viseu quer resposta estruturada do Governo nos lares e IPSS

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 14 abr 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, pediu hoje uma resposta estruturada do Governo relativamente ao equipamento de proteção e à realização de testes da covid-19 nos lares e nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Para o autarca social-democrata, os ministérios da Saúde e da Segurança Social devem ter uma "resposta efetiva e estruturada", em concertação com os municípios.

Numa carta enviada há três dias à ministra da Saúde, Almeida Henriques já se tinha manifestado perplexo por ter sido pedida ao município a definição de prioridades dos testes nos lares do concelho, por considerar que tal deveria partir das autoridades de saúde locais e regionais.

"Não aceito que coloquem nos presidentes de Câmara o ónus de definir prioridades em matéria de testes", frisou.

O autarca esclareceu que "não está em causa a comparticipação municipal", mas que é necessário "esclarecer a motivação, os objetivos a atingir, os critérios na priorização dos mesmos e uma uniformidade no modelo do seu financiamento".

No seu entender, o Ministério da Segurança Social deve também garantir, "tão rápido quanto possível, soluções para o fornecimento de equipamentos de proteção individual nos lares e IPSS", cujos utentes são de risco.

"O município de Viseu está disponível para fazer parte desta resposta, como de resto já aconteceu, com um apoio de retaguarda a situações de emergência destas instituições", referiu, sublinhando que, no entanto, "a definição de uma política e a primeira linha de resposta cabem ao Estado central".

Para Almeida Henriques, "esta resposta deve ter como pressuposto operacional uma política estruturada de turnos de 15 dias em cada uma das instituições, de modo a diminuir o risco de contágio e propagação" da covid-19.

O autarca deixou ainda um apelo ao Governo para que "defina uma linha uniforme de comparticipação dos testes de despistagem em lares pelos municípios, tratando de forma igual o que é igual".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.