Covid-19: Produção industrial da Alemanha cai drasticamente nos próximos três meses

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 07 abr 2020 (Lusa) - A Alemanha espera uma drástica queda da produção nos próximos três meses devido ao impacto económico da covid-1, informou hoje o instituto Ifo, que já detetou um forte recuo em março.

O índice do instituto alemão registou uma queda de 2,0 pontos para -20,8 pontos em março, a maior contração desde que o Ifo começou a publicar este indicador em 1991.

O Ifo recorda que na crise financeira de 2008 este indicador recuou em novembro daquele ano 13,3 pontos.

O Ifo considera que as perspetivas são especialmente sombrias para o setor automóvel, cujo índice caiu de 4,2 pontos positivos para 36 negativos, e para o setor dos fabricantes de bens de plástico e borracha, cujo indicador sofreu um recuo similar.

No âmbito do fabrico de maquinaria o indicador registou uma contração de menos 10 pontos para menos 24 pontos, precisou o Ifo.

Um setor que parece menos atingido pela pandemia da covid-19, é o químico, cujo indicador do Ifo passou de menos 2,1 pontos para menos 10 pontos. O setor dos fabricantes de equipamento eletrónico baixou de menos 0,8 pontos para menos 11 pontos.

Todos os setores foram muito atingidos pela pandemia, por exemplo o fabrico e elaboração de produtos metálicos caiu para menos 37 pontos e o dos fabricantes de têxteis e de roupa registaram quedas para 24 pontos negativos e para 22 pontos negativos, respetivamente.

Os fabricantes de bens farmacêuticos esperam, por outro lado, uma queda para menos 19 pontos, enquanto que os da alimentação e bebidas preveem recuos, mas ainda para níveis positivos.

O anúncio dos dados esperados do Ifo coincidiu com a publicação dos dados oficiais da produção industrial de fevereiro, que segundo a agência federal de estatística Destatis, cresceu 0,3% face a janeiro, apesar de ter descido 1,2% face ao mesmo mês de 2019.

Segundo a Destatis, em fevereiro a pandemia da covid-19 "ainda não tinha tido qualquer impacto significativo na produção industrial da Alemanha.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Número de mortos em Gaza ultrapassou os 35 mil este domingo

O número de mortos na Faixa de Gaza desde o início da guerra ultrapassou hoje os 35 mil, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo movimento radical Hamas.

Morreu o primeiro doente transplantado com rim de porco geneticamente modificado

O primeiro doente transplantado com um rim de porco geneticamente modificado morreu quase dois meses depois de ter sido submetido ao procedimento, anunciou no sábado a família e o hospital que realizou a cirurgia.

Guterres lamenta mortos em inundações no Afeganistão e diz que ONU está a avaliar situação

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou os mais de 300 mortos causados pelas inundações repentinas dos últimos dias no Afeganistão, assegurando que a ONU está a avaliar a situação para prestar assistência.