Covid-19: GNR fiscaliza e informa condutores na autoestrada A25 em Celorico da Beira

| País
Porto Canal com Lusa

Celorico da Beira, Guarda, 03 abr 2020 (Lusa) - A GNR da Guarda realizou hoje uma ação de fiscalização e de sensibilização dos condutores em trânsito na autoestrada A25 (Aveiro-Vilar Formoso), no âmbito das normas do estado de emergência em vigor devido à pandemia da covid-19.

A ação começou pelas 16:30 na área de serviço de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, e desenrolou-se em duas fases, com o envolvimento de militares de várias valências do Comando Territorial da GNR da Guarda, nomeadamente dos Destacamentos de Trânsito, Territorial e de Intervenção.

A primeira fase da iniciativa, que decorreu até por volta das 17:45, incidiu sobre os veículos que seguiam em direção a Vilar Formoso e a segunda, realizada depois daquela hora, visou todas as viaturas que circulavam em direção a Aveiro.

"Esta operação está integrada nas medidas, no reforço de policiamento, que temos para este novo período de emergência", explicou aos jornalistas o capitão David Batista, comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda.

Segundo o responsável, os elementos no terreno tinham como missão "fazer o controlo de movimentos, perceber quem é que está a circular na via, qual é o motivo e ver se esse motivo se enquadra nas exceções do Decreto Regulamentar n.º2-B".

"Estamos também a fazer um trabalho de esclarecimento das pessoas para o cumprimento das medidas que estão preconizadas, com especial destaque para o período da Páscoa, entre os dias 09 e 13 [de abril], em que os movimentos vão ser ainda mais limitados, porque a regra geral é que as pessoas não poderão sair do seu concelho, salvo as exceções do Decreto Regulamentar", disse.

O capitão da GNR indicou que todas as pessoas que têm sido fiscalizadas na operação ou estão ligadas ao transporte de mercadorias ou se deslocam de e para o seu local de trabalho.

Os motoristas dos transportes internacionais que seguem em direção à fronteira de Vilar Formoso estão a ser aconselhados "a terem o máximo de cuidados possíveis" durante o percurso.

O responsável disse ainda notar que "há várias empresas que têm transmitido recomendações" de segurança aos seus condutores, que permitem resguardar-se de eventuais contágios da covid-19 durante as viagens.

David Batista esclareceu ainda que, nesta época, os militares da GNR do Comando Territorial da Guarda estão "atentos à circulação em todas as vias principais, mas também a todos os acessos às localidades e a todos os locais em que nesta altura se esperaria um aumento de movimentos, nomeadamente os acessos à Serra da Estrela".

O oficial da GNR apelou às pessoas "que voluntariamente respeitem as indicações que têm sido dadas" e que "permaneçam nas suas casas".

"É uma Páscoa diferente, mas que façam esse esforço para permitir a contenção que tem valido alguns resultados, mas espera-se que neste momento haja um esforço de todos", rematou.

Entre hoje e quarta-feira, a PSP e a GNR realizam operações de intensificação do patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização em todo o país.

O objetivo é apoiar a população, além de garantir o cumprimento das normas do estado de emergência, que foi prolongado, o qual introduz novas medidas que coincidem com o período da Páscoa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

ASR (FC/PMF) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.