Covid-19: ARCOlisboa adiada e organização procura nova data para a feira de arte

| País
Porto Canal com Lusa

Madrid, 01 abr 2020 (Lusa) -- Os organizadores da feira de arte contemporânea ARCOlisboa estão à procura de uma nova data para o evento que se devia realizar de 14 a 17 de maio, mas que vai ser adiado devido à situação criada pela pandemia covid-19.

"Em maio já não vai dar tempo, seguramente", disse à agência Lusa fonte oficial da Feira Internacional de Madrid (IFEMA), que coorganiza, com Câmara Municipal de Lisboa, o certame que já é uma referência anual do setor das artes contemporâneas em Portugal.

A mesma fonte revelou que a diretora da ARTElisboa, a espanhola Maribel López, está a falar com todos os interessados, nomeadamente as galerias que normalmente expõem, "à procura de outras opções", devendo a decisão ser tomada "nos próximos dias".

A 5.ª edição da ARCOlisboa devia realizar-se de 14 a 17 de maio próximo, na Cordoaria Nacional, com a presença de centenas de artistas, representantes de galerias, colecionadores, comissários e outros profissionais e instituições do meio.

No ano passado, cerca de 11 mil pessoas visitaram a feira de arte contemporânea de Lisboa, que teve um total de 71 galerias, a maior parte de Portugal e de Espanha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Espanha é o segundo país com maior número de mortes (mais de 9.000), e o terceiro com o maior número de casos de infeção confirmados até hoje (mais de 102 mil), enquanto os Estados Unidos são o que contabiliza mais infetados (mais de 190 mil), acima de Itália (mais de 105 mil).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em "estado de emergência" desde 19 de março.

A ministra da Saúde portuguesa revelou na última sexta-feira que o pico da pandemia de covid-19, em Portugal, deverá acontecer no "final de maio", não se sabendo ainda até quando estarão em vigor as medidas de contenção social.

FPB // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.