Covid-19: Austrália aloca 82 milhões de euros para combate à violência doméstica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, 29 mar 2020 (Lusa) - A Austrália anunciou hoje uma ajuda financeira de 150 milhões de dólares australianos (82 milhões de euros) para a luta contra a violência doméstica, após um aumento dos casos de maus-tratos desde o início da pandemia da covid-19.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse hoje que o dinheiro fazia parte de um plano de ajuda 1,1 milhões de dólares australianos (608 milhões de euros) para o setor de saúde.

Este fundo especificamente dedicado ao combate à violência doméstica será destinado, em particular, às organizações que administram números de telefone de emergência.

Morrison relatou um aumento de 75% nas pesquisas por ajuda, nomeadamente no motor de busca Google, relacionada com violência doméstica desde que o Governo começou a tomar medidas para combater a pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

A Women's Safety, uma associação de abrigo para vítimas de violência doméstica, sediada no estado mais populoso do país, Nova Gales do Sul, informou que mais de 40% dos seus assistentes sociais relataram aumento de pedidos de ajuda.

A Austrália totaliza quase 4.000 casos de Covid-19, uma doença que já matou 16 pessoas no vasto continente insular.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000.

Dos casos de infeção, mais de 130.000 são considerados curados.

CSR // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.