Glintt mais que duplica lucros para 1,2 ME em 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mar 2020 (Lusa) - A tecnológica portuguesa Glintt registou lucros de 1,2 milhões de euros em 2019, um aumento face aos 560 mil euros registados em 2018, divulgou hoje a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"No exercício de 2019, os resultados líquidos da Glintt ascenderam a 1.221 mil euros, representando um crescimento de 117,8% face a igual período em 2018", pode ler-se no comunicado hoje enviado à CMVM.

A empresa destaca que o seu EBITDA (ganhos antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 12 milhões de euros, o que representa um aumento de 4,4 milhões de euros face ao ano de 2018.

"Este aumento reflete uma efetiva melhoria da 'performance' operacional, cerca de 2,1 milhões de euros, bem como o impacto da adoção a 01 de janeiro de 2019 da IFRS 16 [norma contabilística] ", explica a empresa em comunicado.

Já o volume de negócios consolidado ascendeu aos 92,3 milhões de euros, "o que representa um crescimento de 7,0% face aos 86,2 milhões de euros verificados no período homólogo de 2018".

"Para este crescimento contribuiu favoravelmente o mercado internacional, com um crescimento em 2019 de 21,0%, em especial no mercado espanhol, o que contribuiu para que o volume de negócios obtido em mercados internacionais atingisse 27% do volume de negócios total", adianta a Glintt, que viu o mercado nacional crescer 2,5% no mesmo período.

A Glintt destaca também que na composição do volume de negócios, "verificou-se uma evolução favorável de 10,3% nas vendas e de 5,8% na componente dos serviços".

Para o futuro, a empresa pretende prosseguir um "crescimento orgânico pensado e desenvolvido em torno do novo modelo operacional", adotado na sequência da pandemia de covid-19 e sustentado sobretudo no teletrabalho.

A empresa aposta ainda no pilar do crescimento inorgânico, "alavancado pelo estabelecimento de acordos e parcerias com relevância estratégica para a Glintt, conferindo robustez à sua presença em determinados mercados".

JE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.