Alunos boicotaram provas em Aveiro

Alunos boicotaram provas em Aveiro
| Norte
Porto Canal

Alunos da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, "boicotaram o exame", estando apenas a realizar-se provas numa sala, disse hoje à agência Lusa fonte sindical.

Segundo o dirigente da Federação Nacional do Ensino e Investigação (FENEI), Carlos Chagas, foi chamada a polícia ao local.

De acordo com a mesma fonte, em Ílhavo foram convocados terapeutas da fala para vigiar os exames nacionais.

Carlos Chagas disse ainda que há professores do 1.º Ciclo com formação em Português que estão a fazer vigilância de exames, o que "é ilegal".

O calendário de exames do Ensino Secundário inicia-se hoje com as provas de Português e Latim.

"Os professores da disciplina não podem vigiar o exame", afirmou.

O dirigente da FENEI acrescentou que, na escola Secundária de Vila Real, a adesão à greve é de 100 por cento.

Os professores cumprem hoje uma greve, em protesto pela aplicação à classe docente do regime de mobilidade especial e o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais.

Os sindicatos temem que a mobilidade especial leve docentes dos quadros e contratados ao desemprego, contestando igualmente a mobilidade geográfica, pelas distâncias de casa a que podem ficar colocados.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.