Covid-19: INEM realiza testes a mais 35 funcionários no lar de Vila Real

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 27 mar 2020 (Lusa) -- O INEM está a realizar testes à covid-19 a mais 35 funcionários do Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, segundo fonte camarária.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, informou hoje que de 99 utentes e colaboradores testados à covid-19, 88 deram positivo, entre os quais 68 utentes e 20 funcionários.

Entretanto, segundo uma fonte da autarquia, esta tarde foram chamados à instituição mais 35 trabalhadores do lar para efetuarem o teste, os quais não se encontravam nas instalações quando foi detetado o primeiro caso positivo, no domingo.

Vão também, de acordo com a fonte, ser retirados do lar três utentes que testaram negativo à doença e transferidos para uma unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Dentro das instalações vão permanecer 53 utentes, nove funcionários e nove elementos do Exército e Cruz Vermelha.

Médicos, enfermeiros e auxiliares do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vão continuar a fazer o acompanhamento dos idosos.

Neste momento estão a ser estudadas soluções para esta situação, que podem passar pela permanência dos utentes no lar ou a sua transferência para outro espaço de forma temporária, até à desinfeção do espaço.

O primeiro caso de um idoso infetado com o novo coronavírus no lar foi detetado no domingo. Na terça-feira foram divulgados 13 utentes e sete funcionários positivos e, na quarta-feira, 11 idosos foram transferidos para o hospital militar do Porto. Dois já se encontravam no CHTMAD.

Na quarta-feira foram realizados mais 75 testes aos restantes residentes e colaboradores que se encontravam nesta instituição particular de solidariedade social.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.