Info

Covid-19: PCP a favor de sessão solene do 25 de Abril, com menos deputados

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mar 2020 (Lusa) -- O PCP defendeu hoje que o parlamento deve comemorar o 25 de Abril, adaptando a sessão solene às regras de saúde pública devido ao surto de covid-19, realizando-a com menos deputados.

Em declarações à Lusa, o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, afirmou que a sessão deve realizar-se com as adaptações já seguidas pela Assembleia da República para as reuniões plenárias, de manter maior distanciamento social recomendado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), funcionando com apenas 46 deputados.

"As condições em que o plenário tem funcionado correspondem ao cumprimento de regras determinadas para o distanciamento social como medida de defesa da saúde publica. Cumprindo-se esse critério, não há razão para que não seja realizada uma sessão solene comemorativa do 25 de Abril, com a importância que tem do ponto de vista político e institucional", afirmou.

A Assembleia da República tem agendada para quarta-feira, 01 de abril, uma conferência de líderes, órgão em que se discutem os agendamentos dos plenários.

Ainda no início desta crise causada pela pandemia, que já fez 60 mortos em Portugal, o presidente do parlamento admitiu, em 16 de março, que poderia haver comemorações, afirmando que seria prematuro falar nos moldes em que poderiam decorrer.

"Ainda é cedo, certamente haverá comemorações do 25 de Abril. Neste momento, não se sabe como nem onde, mas certamente haverá", disse.

A edição 'on-line' do Expresso noticiou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ferro Rodrigues já falaram do assunto e são favoráveis a uma comemoração, em versão reduzida.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes até quinta-feira, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito pela Direção-Geral da Saúde.

O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 02 de abril devido à pandemia.

 

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Rui Rio: "António Costa pede maioria absoluta em cada canto e cada esquina sabendo que é impossível"

Rui Rio, Presidente do PSD, disse esta quinta-feira, em declarações à comunicação social, no quinto dia de campanha eleitoral marcada pela visita aos distritos de Bragança e Vila Real, que "António Costa pede maioria absoluta em cada canto e cada esquina sabendo que é impossível". 

A caminho da decisão: Oliveira de Azeméis tem tradição no PSD, mas PS tem vindo a crescer

A freguesia de Oliveira de Azeméis, os eleitores mostraram uma tendência nos últimos anos no PSD, mas nas últimas Legislativas, em 2019, o PS conseguiu arrancar a vitória com 40,2%, enquanto que o PSD conseguiu 32,3%, segundo apurou o Porto Canal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS