Covid-19: Pessoas com doenças cardiovasculares sofrem mais com novo coronavírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Houston, Estados Unidos, 27 mar 2020 (Lusa) - As pessoas com doenças cardiovasculares crónicas são das mais afetadas pela covid-19, e o novo coronavírus pode também provocar problemas cardíacos a quem não os tinha antes de contrair a doença, segundo um estudo hoje divulgado nos Estados Unidos.

"A covid-19 pode ter consequências fatais para as pessoas que têm doenças crónicas cardiovasculares, e pode causar danos cardíacos mesmo aos pacientes sem antecedentes", lê-se no relatório feito pelo Centro de Ciência Médica de Houston, da Universidade do Texas.

Os efeitos nefastos de doenças virais, como a covid-19, já eram conhecidos ao nível das infeções respiratórias que podem dar origem a danos nos pulmões, e até mesmo levar à morte, nos casos mais graves.

Mas, os conhecimentos dos efeitos sobre o sistema cardiovascular deste tipo de vírus ainda eram escassos.

"É provável que, mesmo na ausência de anterior doença cardiovascular, o músculo do coração possa ser afetado pelo coronavírus", salientou Mohammad Madjid, o cientista que liderou o estudo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25.000.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268.

DN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.