Covid-19: Câmara do Fundão vai doar mil viseiras a profissionais de saúde e proteção civil

| País
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 26 mar 2020 (Lusa) - A Câmara do Fundão vai doar mil viseiras a profissionais de saúde, lares e agentes de proteção civil local e regional no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município presidido por Paulo Fernandes explica que a Câmara aderiu ao projeto "Fazer Mais por todos", que reúne vários parceiros da Cova da Beira e dentro do qual já foi possível criar e validar um protótipo de uma viseira.

Com a fase de produção a decorrer, o município já se comprometeu a financiar mil viseiras, que irá depois disponibilizar "aos profissionais de saúde, lares e agentes de proteção civil local e regional".

A autarquia lembra ainda que está a apoiar o projeto desde a primeira hora e que a "criação do primeiro protótipo resultou de um trabalho de parceria que envolveu o Fab Lab Aldeias do Xisto, uma infraestrutura municipal que estará ao dispor também durante este período de crise para desenho e prototipagem de soluções que se mostrem necessárias".

O projeto para a criação destas viseiras foi apresentado na quarta-feira e permitiu chegar a uma solução feita em material plástico, que é bastante ergonómica no encaixe da cabeça e que pesa apenas 45 gramas.

Esta solução foi validada por uma equipa de profissionais de saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

O projeto também engloba uma campanha de angariação de fundos para que todos se possam associar e ajudar a comprar material de proteção individual para profissionais.

A ser dinamizado pela empresa WD Retail, o projeto tem como parceiros a Universidade da Beira Interior (UBI), a Associação Académica da Beira Interior (AAUBI), o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, a Câmara Municipal do Fundão, a Junta de Freguesia do Tortosendo e as empresas BSRP (Holanda) e Beira Escrita.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.