Covid-19: Cantanhede prepara alojamento de emergência com 100 camas

| País
Porto Canal com Lusa

Cantanhede, Coimbra, 26 mar 2020 (Lusa) -- A Câmara de Cantanhede criou uma base de apoio logístico com 50 camas para descanso de agentes de proteção e socorro, e um alojamento de emergência com 100 camas, neste caso para acolhimento de pessoas que precisem de permanecer em isolamento".

A Proteção Civil de Cantanhede não acionou o Plano Municipal de Emergência, mas continua a adotar medidas para prevenir a propagação do Covid-19 e a preparar respostas para "um eventual acentuar do surto epidemiológico" no concelho.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede, no distrito de Coimbra, decidiu hoje, por unanimidade, não acionar ainda o Plano Municipal de Emergência, "atendendo a que estão a ser desenvolvidas as ações consideradas necessárias para fazer face às ocorrências" resultantes da pandemia no município, afirma uma nota da Câmara Municipal, enviada hoje à agência Lusa.

Está também "garantida a coordenação e comunicação necessárias à implementação de medidas adicionais e à ativação imediata do referido plano caso venha a ser necessário", explica a autarquia.

A decisão foi tomada durante uma reunião hoje daquela comissão, durante a qual foi feito "um ponto da situação relativamente às medidas já implementadas para prevenir a propagação" do novo coronavírus.

Na reunião foram também preparadas "respostas para um eventual acentuar do surto epidemiológico no concelho".

"Em todo o caso, na situação que o país está a viver, não podemos facilitar, temos de ter no terreno meios que possam ser acionados rapidamente e em tempo útil caso venham a ser necessários", sublinha, citada no mesmo comunicado, a presidente da Câmara, Helena Teodósio.

"Mas trata-se apenas de uma medida cautelar, para não sermos apanhados desprevenidos caso a situação epidemiológica se agrave, sendo certo que a nossa esperança é que não venha a ser preciso nada do que tem vindo a ser preparado para responder a uma eventual agudização da crise", destaca Helena Teodósio.

No concelho de Cantanhede "toda a gente está muito consciente do que é preciso fazer para prevenir a propagação do vírus, de um modo geral o comportamento das pessoas tem sido absolutamente exemplar".

"E eu tenho a certeza de que assim vai continuar a ser", assegura a autarca.

Cantanhede já tem em curso, no entanto, "a constituição de reservas de recursos humanos e de meios materiais, com especial relevância para os equipamentos de proteção individual, de modo a garantir uma reserva estratégica em situação de crise, processo em que está a investir adquirindo diretamente esses materiais e equipamentos para reforçar o que está previsto receber a esse nível", no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, adianta a Câmara.

A Proteção Civil de Cantanhede "dispõe nesta altura de um centro de operações municipais para acompanhamento e monitorização da situação epidemiológica no território do concelho", conclui a nota da autarquia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.