Covid-19: Câmara de Viseu apoia famílias, empresas e instituições

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 26 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Viseu anunciou hoje que vai lançar um pacote especial de medidas de apoio a famílias, empresas e instituições, que visa minimizar os impactos provocados pela epidemia da covid-19.

"Em momentos de dificuldades especialmente severas como aquele que atravessamos, com impactos relevantes na economia, no emprego e na coesão social, justifica-se a adoção de medidas excecionais", justifica a autarquia, em comunicado.

Estas medidas destinam-se a "apoiar as famílias carenciadas ou com diminuição de rendimentos, empresas ou profissionais liberais que, tendo encerrado ou diminuído as suas atividades, terão dificuldades em cumprir compromissos e retomar a seu normal funcionamento, assim como o tecido institucional local, designadamente social, cultural, educativo e desportivo", explica.

O pacote de medidas, intitulado "Viseu ajuda +", será aprovado na reunião de Câmara de 02 de abril.

No que respeita à ajuda às famílias, a autarquia vai prorrogar, até 30 de abril, o prazo de pagamento de todas as faturas de água e saneamento e resíduos sólidos urbanos e adotar "modalidades de pagamento faseado" das faturas relativas a março, abril e maio.

Está também previsto o "desconto de 35% sobre os valores de faturas de água e saneamento (consumo) a quem esteja a auferir 66% do vencimento", que se aplica "a todas as faturas até cessar a situação".

O pagamento das rendas em todos os fogos municipais será suspenso até ao final de maio, uma medida que, segundo a autarquia, "abrange 451 famílias e mil pessoas".

"Após essa data, o valor que não foi cobrado poderá ser liquidado durante 18 meses, sem juros ou penalizações. A qualquer momento, as famílias poderão solicitar a reavaliação do valor das rendas, nomeadamente por diminuição de rendimentos do agregado, por desemprego ou quebra de rendimentos", acrescenta.

A "contratualização de serviço de refeições ao domicílio para o fornecimento a famílias carenciadas ou em isolamento obrigatório até ao final do mês de maio de 2020" e a "gratuitidade de utilização dos serviços Mobilidade Urbana de Viseu até ao fim de maio de 2020" são outras medidas para as famílias.

Entre as medidas de apoio às empresas está a "isenção do pagamento das faturas de água e saneamento a todo o comércio e serviços que se encontre encerrado" em março, abril e maio de 2020 e também a "adoção de modalidades de pagamento faseado" das faturas destes meses nas restantes micro, pequenas e médias empresas.

A "isenção por três meses (abril, maio e junho de 2020) do pagamento de rendas aos arrendatários comerciais do Mercado Municipal, Mercado 02 de Maio, Centro de Mobilidade e Transportes e outras que são propriedade do município" e a "isenção até ao final de junho de 2020 da totalidade das taxas a pagar pelos comerciantes da feira semanal" estão também previstas.

Passada a fase crítica, a autarquia pretende desenvolver "um programa de relançamento e reanimação comercial, turística, hoteleira e de restauração do concelho, envolvendo o tecido associativo e cultural local".

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) não precisarão pagar água e saneamento durante os meses de março, abril e maio.

Está também prevista a reprogramação dos projetos aprovados a instituições culturais no âmbito do programa Viseu Cultura e de eventos e atividades pontuais que se candidataram ao Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.