Grupo de Trabalho Centro-Norte aprova documento de opções para infraestruturas

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 26 mar (Lusa) - O Grupo de Trabalho Centro-Norte (GT CN) aprovou hoje um documento, a entregar ao Governo, com as opções para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT IEVA), destacando a aposta nos corredores internacionais Aveiro-Salamanca e Sines--Caia.

Em comunicado, na sequência de uma reunião em Santa Maria da Feira, o GT CN referiu que o documento aprovado, com base num estudo elaborado por técnicos e decisores institucionais, identifica as "grandes opções" para a economia nacional por quem vai ser chamado a priorizar os investimentos em infraestruturas.

"Contempla uma proposta abrangente para as várias infraestruturas (ferroviárias, marítimo-portuárias e aeroportuárias) essenciais para o aumento da competitividade da economia nacional", diz o relatório.

O CT CN acredita que existe um conjunto de fundos estruturais, na ordem dos três milhões de euros, que podem ser alocados a estes projetos.

E acrescenta que "as restrições orçamentais, apontadas publicamente pelo Governo, confinam as opções para investimentos em infraestruturas a montantes estimados entre dois e 2,3 milhões de euros, o que se repercutirá na escolha das prioridades".

O GT CN julga como projetos de interesse nacional os dois corredores internacionais: Aveiro--Salamanca e Sines--Caia.

Segundo a proposta, os investimentos nestes corredores passam por duas soluções: uma solução-base, minimalista, que não ponha em causa a competitividade de ambos, mas que esteja operacional no quadro 2014-2020 e uma solução-base, melhorada, caso seja possível renegociar a canalização de outros fundos para estes projetos.

O grupo de trabalho considera ainda necessário encontrar soluções para os investimentos não concessionáveis nos portos envolvidos nos dois corredores para que, a viabilidade do aproveitamento ferroviário, não fique comprometida.

"Complementarmente às opções dos corredores prioritários, considera-se fundamental a modernização e eletrificação da Linha do Minho, visando reforçar as condições de mobilidade de pessoas e bens nas regiões do Grande Porto e do Alto Minho e destas com a região espanhola da Galiza", frisa o documento.

Na opinião do grupo de trabalho, as opções refletem uma visão nacional das prioridades do investimento público a efetuar em infraestruturas, com uma orientação para a aposta da competitividade da economia portuguesa, apoiando o esforço de internacionalização do país.

"Os orçamentos das propostas contidas no documento enquadram-se nos montantes identificados pelo Governo para os investimentos entendidos como prioritários", realça.

O GT CN é composto pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial do Minho (AIMinho) e Conselho Empresarial do Centro (CEC).

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).