Covid-19: República Checa envia para Itália máscaras e ventiladores apreendidos
Porto Canal com Lusa
Praga, 22 mar 2020 (Lusa) - O Governo checo anunciou hoje que vai enviar para Itália cerca de 100 mil máscaras e ventiladores que estavam entre as centenas de milhares de material que tinha sido apreendido no país no início da semana.
As autoridades checas tinham usado os poderes que emanam da declaração do estado de emergência, face à pandemia da Covid-19, para entrar num armazém, onde apreenderam 680 mil máscaras e 28 mil ventiladores, na quinta-feira.
O Governo checo estava a negociar adquirir este material a uma empresa privada, mas, antes de chegar a acordo, o preço aumentou de forma drástica, levando à apreensão.
Segundo o ministro do Interior, Jan Hamacek, cerca de 100 mil dos objetos apreendidos tinham sido enviados pela Cruz Vermelha da China para os chineses a viver em Itália e pediu desculpas pela ação das autoridades checas.
A polícia checa está agora a investigar como é que esse material de proteção que vinha da China foi parar a um armazém localizado na vila de Lovosice.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 290.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 12.700 morreram.
A Itália é atualmente o país do mundo com maior número de vítimas mortais da covid-19, com 4.825 mortos, e regista 53.578 infetados.
JGA // JPS
Lusa/Fim