Covid-19: "Neste combate, cada açoriano é um soldado" - Vasco Cordeiro

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 20 mar 2020 (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores disse hoje que, na luta contra a covid-19, cada cidadão "é um soldado" que tem de enfrentar o vírus, mas também o cansaço e desânimo, durante uma comunicação aos açorianos.

"Apelo ao melhor de cada um de nós, porque o melhor de cada um de nós é, sem qualquer dúvida, o melhor para todos. Neste combate, cada açoriano é um soldado. Cada família é um pelotão. Cada freguesia, cada vila, cada cidade, cada ilha, é um regimento. O povo açoriano é o exército que levará os Açores à vitória nesta combate", disse Vasco Cordeiro (PS).

O governante fez hoje uma comunicação à região, sem direito a perguntas dos jornalistas, cerca das 20:00 locais (21:00 em Lisboa), a partir do Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

Para Vasco Cordeiro, a "situação desafiante" que os Açores, como todo o mundo, vivem, põe à prova "não apenas" a capacidade da região, mas também "a condição de cidadãos" de todos os açorianos.

E prosseguiu: "O inimigo não é apenas o vírus, é também o cansaço e a exasperação com as medidas duras, mas necessárias que já foram implementadas e com outras que poderão ainda ser postas em prática".

Contudo, o chefe do executivo regional apelou à entreajuda, solidariedade e valorizou o "trabalho que a todos os níveis está a ser feito para" se superar a atual pandemia.

Vasco Cordeiro demonstrou ainda esperança em "melhores dias", até porque nessa altura "todos" serão chamados a "refazer, reconstruir, reerguer".

Com "inteligência, responsabilidade e solidariedade", os açorianos superarão esta etapa, acredita o governante, que elogiou ainda "heróis" como os profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e todos os que, em diferentes áreas, "mantêm a região a funcionar e a garantir o necessário para cada um" dos açorianos.

Os Açores mantêm três casos de infeção pelo novo coronavírus, mas o número de pessoas em vigilância ativa mais do que duplicou, para 1.561, nas últimas 24 horas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em todo o país, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. O número de mortos no país subiu para seis.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

PPF // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.