Covid-19: Penamacor cria rede para apoiar munícipes mais fragilizados

| País
Porto Canal com Lusa

Penamacor, Castelo Branco, 20 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Penamacor, em conjunto com as juntas, instituições e entidades de saúde e socorro, criou uma rede de apoio para os munícipes mais fragilizados de todas as freguesias deste concelho, que é um dos mais envelhecidos do país.

Em declarações à agência Lusa, o presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco, António Luís Beites, explicou que esta rede surge como resposta às novas regras criadas pela declaração do estado de emergência nacional e com vista a "assegurar o apoio social a todos os que precisem".

"Estamos a falar de um apoio que é assegurado com as diferentes entidades e que pode abranger a questão dos medicamentos ou dos bens essenciais", disse.

A rede abrange o município, as juntas de freguesia, as instituições de solidariedade social, bem como o Centro de Saúde de Penamacor, a GNR e os Bombeiros de Penamacor, com o objetivo de garantir uma "resposta diferenciada" e que se adeque a cada situação.

Foi criada uma linha telefónica de apoio (277 394 040/926 353 205) para que cada uma das situações possa ser encaminhada.

O autarca especificou que no caso dos medicamentos já está assegurada a articulação com os médicos do Centro de Saúde para que possam passar as receitas, que depois serão levantadas e entregues ao destinatário.

Já ao nível dos bens essenciais, frisou o trabalho que será feito entre as juntas de freguesia, as instituições de solidariedade social e até os espaços comerciais e vendedores como forma de garantir que nada falta.

António Luís Beites sublinhou ainda que o serviço não é restritivo e que, em caso de necessidade, pode abranger qualquer pessoa, mas que, pela sua natureza, é direcionada essencialmente aos idosos e a pessoas que estejam em situação de fragilidade.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19,infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.