Covid-19: Economia italiana poderá contrair 8% no primeiro semestre

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 20 mar 2020 (Lusa) - A economia italiana deverá contrair-se 8% no primeiro semestre do ano devido ao impacto do Covid-19, advertiu hoje o instituto de investigação italiano REF Ricerche.

A entidade milanesa, membro da Associação de Institutos Económicos Europeus, reviu assim as estimativas realizadas em 29 de fevereiro passado, quando afirmou que a economia recuaria 1% e 3% no primeiro e segundo trimestres, respetivamente.

Itália é atualmente o país com maior número de mortos com o novo coronavírus em todo o mundo, a doença já provocou 3.400 mortos e mais de 41.000 contagiados desde que foi detetado o surto no país.

O instituto explica numa nota que o Produto Interno Bruto (PIB) italiano poderia retroceder até 3% no primeiro trimestre e 5% no segundo, apesar de apontar para uma possível recuperação a partir do terceiro trimestre.

Contudo, o REF Ricerche sublinha que esta recuperação é incerta porque estará relacionada com a evolução da pandemia e as políticas económicas adotadas para limitar os efeitos negativos nas economias de todo o mundo.

A economia italiana está numa situação delicada, registou um recuo de 0,3% no quarto trimestre de 2019 e cresceu apenas 0,3% no conjunto do ano passado, o pior dado desde 2014, e a propagação do coronavírus ameaça o país de entrada em recessão.

MC // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.