Covid-19: Escolas da ilha cabo-verdiana da Boa Vista fecham já hoje após primeiro caso

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 20 mar 2020 (Lusa) - As escolas da Boa Vista vão fechar hoje, depois de confirmada naquela ilha o primeiro caso de covid-19 em Cabo Verde, antecipando localmente a decisão de iniciar mais cedo as férias da Páscoa, segundo decisão do Governo.

"Tendo em conta o Plano Nacional de Contingência e após resultado positivo do primeiro caso da covid-19 na ilha da Boa Vista, e sabendo que muitos pais/encarregados de educação dos nossos alunos trabalham nos hotéis, o Ministério da Educação informa que as férias escolares na ilha da Boa Visa terão início hoje", lê-se num comunicado do Governo.

Acrescenta que todas as escolas e instituições do pré-escolar da ilha da Boa Vista, uma das mais turísticas de Cabo Verde, "serão encerradas hoje, devendo todos permanecer em casa".

"A esta altura já temos elementos suficientes que permitem-nos prosseguir com a avaliação dos alunos", acrescenta o comunicado.

O Plano Nacional de Contingência acionado pelo Governo prevê, como medida preventiva da pandemia de covid-19, a antecipação do início do período de férias da Páscoa para 23 de março em todo o arquipélago. No caso das escolas da ilha da Boa Vista, o início do período de férias é já hoje.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou esta manhã que a ilha da Boa Vista vai ficar de quarentena até 04 de abril, após o primeiro caso de coronavírus detetado num cidadão de nacionalidade inglesa.

O chefe do Governo cabo-verdiano fez o anúncio, na cidade da Praia, após reunião do Gabinete de Crise, que preside, indicando que serão ainda reforçadas as medidas e que não haverá embarque e desembarque de passageiros na ilha.

O primeiro caso de coronavírus foi confirmando em Cabo Verde na quinta-feira à noite e trata-se de um cidadão de nacionalidade inglesa, de 62 anos, que se encontra internado no Centro de Saúde da Boa Vista com um quadro clínico estável.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a tornar-se hoje o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 3.405 mortos em 41.035 casos.

 

PVJ (RIPE) // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.