Covid-19: Câmara de Resende isenta consumidores do pagamento de água
Porto Canal com Lusa
Resende, Viseu, 18 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Resende anunciou hoje a isenção do pagamento do consumo de água e da recolha de resíduos sólidos para todos os consumidores comerciais e industriais, devido à Covid-19.
Em comunicado, a autarquia justifica a medida com o facto de a população deste concelho do norte do distrito de Viseu se encontrar, "quase na sua totalidade, a cumprir isolamento voluntário", de "as empresas estarem a ser condicionadas e se prever que surjam medidas ainda mais restritivas relativamente à circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos comerciais".
A autarquia decidiu também aplicar a mesma isenção "ao pagamento das rendas inerentes à exploração dos estabelecimentos concessionados pelo município".
"Estas isenções são aplicadas até 30 de junho, sem prejuízo do que for decidido 'à posteriori'. É absolutamente fundamental a preservação do tecido empresarial como salvaguarda à atividade económica concelhia e da empregabilidade", considera.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.
Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.
A China registou nas últimas 24 horas 11 mortos e 13 novos casos infeção pela Covid-19, mas só um é de Wuhan, todos os outros 12 são importados.
O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou na quarta-feira o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.
Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim divulgado pela DGS assinala 5.067 casos suspeitos até quarta-feira, dos quais 351 aguardavam resultado laboratorial.
Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.
AMF // SSS
Lusa/fim