Covid-19: Universidade do Minho cria serviço clínico digital com atendimento gratuito

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 17 mar 2020 (Lusa) - A Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) criou um serviço clínico digital sobre o Covid-19, para atendimento generalizado e gratuito à população, revelou aquela academia.

Em comunicado, a UMinho acrescenta que aquele serviço, integrado no Centro de Medicina Digital P5 (www.p5.pt), representa um contributo da Escola de Medicina para se fazer face à "situação crítica que se vive no país e no mundo".

Disponível através de www.p5.pt/helpdesk, o serviço conta agora, para além da equipa de profissionais do P5, com mais de 150 estudantes dos 5.º e 6.º anos do curso de Medicina.

O "P5" garante ainda, com o apoio de psiquiatras de todo o país, e em conjugação com a Direção-Geral da Saúde, a Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, um serviço de consultas de psiquiatria gratuitas por videochamada, destinado aos profissionais de saúde que se encontram ao serviço dos portugueses.

Num esforço colaborativo com equipas de engenheiros informáticos, o P5 está também a trabalhar na criação de algoritmos de Inteligência Artificial, que permitam orientar as dúvidas das pessoas (FAQ) de forma eficaz e redirecionar para fontes de informação cientificamente validadas.

Paralelamente, o P5 continua a disponibilizar os seus serviços clínicos em múltiplos contextos.

O Centro de Medicina Digital P5 é uma unidade que utiliza tecnologias digitais para monitorizar e melhorar a saúde das populações, complementando a rede de cuidados primários e hospitalares.

Conta com uma equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, que aproximam os cuidados de saúde dos seus utentes, e baseia-se nos pressupostos de que os cuidados de saúde devem ser preditivos, preventivos, personalizados e participativos.

VCP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Nova central de biorresíduos da Lipor custa 70 milhões de euros e tratará 75 mil toneladas/ano

A proposta Central de Valorização de Biorresíduos da Lipor representa um investimento a rondar os 70 milhões euros, para uma obra que vai levar perto de três anos a ficar concluída e permitirá tratar até 75 mil toneladas por ano.

Cegonhas de ninho abatido em 2025 voltaram a Gondomar

Um habitante de Valbom disponibilizou 800 euros para instalar uma torre perto do ninho de cegonha abatido em outubro, mas a Câmara de Gondomar não respondeu em tempo útil e as aves instalaram-se numa árvore junto a um jardim-de-infância.

IP vai tentar antecipar prazos da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios em Penafiel

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai tentar antecipar os prazos do arranque da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios, em Penafiel, cuja consignação está prevista para dezembro, disse esta quarta-feira o presidente da empresa.