Covid-19: João Zilhão diz que "realização do Estoril Open está nas mãos do ATP"

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mar 2020 (Lusa) -- O diretor do Estoril Open em ténis revelou hoje que a decisão de realizar o torneio, entre 27 de abril e 3 de maio, "está nas mãos do ATP", embora admita que seria "mais sensato adiar", devido ao coronavirus.

"Ontem [segunda-feira] tive uma 'conference call' com o ATP para informar da nova realidade do coronavirus em Portugal. Fiz um 'update', dando conta que a situação tinha mudado drasticamente, que Portugal está de quarentena, tem as fronteiras fechadas e amanhã [quarta-feira] provavelmente vão haver medidas mais drásticas", começou por revelar João Zilhão, em declarações à agência Lusa.

O diretor da prova defende que não está em posição de "tomar uma decisão unilateral" e que "é uma decisão que está nas mãos do ATP", mostrando-se, contudo, plenamente confiante e "certo que o ATP tomará a melhor deliberação" para todos.

"Claro que nós, os nossos sponsors e parceiros, não estamos confortáveis com um evento que não seja feito com total segurança. Não faz sentido fazer o torneio com medo, sem confiança e segurança", sublinha o responsável pelo único torneio ATP português.

Atendendo a que em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção por coronavirus para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país, João Zilhão reconhece que, "nesta altura, seria mais sensato adiar" o Estoril Open.

"O vírus está a propagar-se muito rapidamente, ao ponto de o Euro em futebol ter sido adiado, bem como outros eventos. A segurança e a saúde são o mais importante para todos os envolvidos e só fará sentido haver Estoril Open nestas condições. Tenho a certeza de que o ATP tomará a melhor decisão e confiamos que isso está por horas/dias", frisa.

Apesar da montagem das infraestruturas estar a decorrer normalmente e dentro dos prazos, Zilhão admite que "quanto mais rapidamente for tomada uma decisão, mais cedo poderão ser tomadas medidas para evitar custos acrescidos".

"Se for cancelado, o prejuízo será grande", finaliza.

 

SRYS // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".