Covid-19: Exibição de cinema teve 31.195 espectadores na última semana

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar 2020 (Lusa) -- A exibição de cinema registou uma quebra de 80% em audiência e receita de bilheteira, entre a segunda-feira passada e domingo, face à semana anterior, por causa da doença Covid-19, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Segundo dados divulgados à agência Lusa, entre os dias 09 e 15 de março, nas salas de cinema em Portugal estiveram 31.195 espectadores, o representa uma quebra de 81,2% em relação à semana anterior.

No domingo, dia em que já vigorava o estado de alerta decretado pelo Governo para conter a pandemia da doença Covid-19, ainda houve 1.035 espectadores nas salas de cinema.

Comparando com a semana anterior, o período de 06 a 15 de março também foi de quebra de 81% em receitas de bilheteira para os exibidores, para um total de cerca de 169 mil euros.

A título de exemplo, segundo dados estatísticos do ICA, no fim de semana de 14 a 17 de março de 2019 (são contabilizados dados de quinta-feira a domingo), as salas de cinema em Portugal registaram mais de 151 mil espectadores.

Ao longo dos últimos dias, espaços culturais como museus, monumentos e galerias foram anunciando cancelamento ou adiamento de atividades e, mais tarde, encerramento de portas ao público seguindo as recomendações das autoridades para conter a propagação do novo coronavírus.

Na sexta-feira, pelo menos metade das 535 salas de cinema da rede de exibição comercial continuava aberta, com as exibidoras a anunciarem reforço de higienização e regras de distanciamento entre espetadores.

No entanto, hoje, a NOS Cinemas, exibidora líder do mercado, revelou que vai fechar as 219 salas que detém em todo o país por "motivos de saúde e segurança", em resposta à pandemia de Covid-19.

De acordo com os dados do ICA, a rede portuguesa de exibição comercial de cinema integra 535 salas, com cerca de 99 mil lugares.

A NOS Cinemas é a maior exibidora nacional, com 219 salas em todo o país, o que representa 40,9% do total de ecrãs. Seguem-se Cineplace (85 salas), NLC Cinema City (46 salas), UCI (45 salas) e Socorama (31 salas).

Das restantes exibidoras contactadas hoje pela agência Lusa, apenas a Cineplace e a NLC responderam em tempo útil, dizendo que estão ainda a analisar internamente a situação antes de tomar qualquer decisão.

Por via do encerramento das salas, várias distribuidoras anunciaram o adiamento de estreias cinematográficas, por tempo indeterminado, entre as quais a Alambique, a Cinemundo, a Outsider Films e a Films4You.

Da NOS Lusomundo Audiovisuais, que também é líder de mercado, foi confirmada à agência Lusa apenas o adiamento das estreias dos filmes portugueses e da distribuição dos filmes da Warner.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda as 170 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 331 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para quarta-feira para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência, enquanto o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal e Espanha vão, além de todas as outras medidas já adotadas, limitar a circulação na fronteira a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços.

SS (MAG) // TDI

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.