Covid-19: Guarda Civil espanhola faz controlo na fronteira entre Tui e Valença

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tui, Espanha, 16 mar 2020 (Lusa) - A Guarda Civil espanhola montou esta manhã um controlo na passagem da fronteira entre Tui (Espanha) e Valença (Portugal) em que o trânsito de veículos está a ser limitado, tanto na ponte internacional como no antigo viaduto sobre o rio Minho.

Segundo a agência Efe, agentes da unidade de segurança civil da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa) estão a permitir a passagem de veículos pesados, enquanto os restantes veículos estão a ser parados, um de cada vez, e somente motoristas profissionais ou que estão a trabalhar estão a ser autorizados a passar.

Os restantes veículos estão a ser forçados a dar meia-volta.

Os controlos estão a gerar pequenos atrasos, dado que o volume de tráfego na autoestrada A-55 é muito inferior ao habitual num dia de trabalho.

Portugal e Espanha decidiram no domingo limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da Covid-19.

Os termos das limitações de tráfego nas fronteiras entre os dois países serão definidos hoje, numa reunião dos ministros dos dois países com a pasta da Administração Interna.

Esta reunião seguir-se-á à dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia que estão a abordar a questão das fronteiras externas de toda a União Europeia, informou no domingo o primeiro-ministro António Costa.

FPB (MP) // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.