Covid-19: Primeiro morto confirmado na Dinamarca

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Copenhaga, 14 mar 2020 (Lusa) - As autoridades de saúde da Dinamarca confirmaram hoje o primeiro morto por coronavírus (Covid-19) no país, um idoso de 81 anos que deu entrada num hospital nos arredores da capital, Copenhaga.

A Dinamarca registou, até ao momento, 827 casos de infeção com Covid-19 e, hoje, decidiu fechar fronteiras a estrangeiros que não tenham uma justificação plausível para entrada no país.

Esta medida estará em vigor até 13 de abril e não afetará o tráfego de mercadorias.

Segundo noticia a agência espanhola Efe, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, justificou a medida drástica com o elevado número de casos detetados no país, com 5,5 milhões de habitantes.

A governante assinalou que outros países europeus têm adotado medidas semelhantes para conter a propagação do vírus.

A partir de hoje, os militares dinamarqueses estão a vigiar, de forma permanente, as fronteiras terrestres com Alemanha e Suécia, e os aeroportos reforçaram o controlo de pessoas que queiram entrar no país.

A Dinamarca decidiu esta semana fechar creches, escolas e universidades por 15 dias e restringir os transportes públicos.

O país aprovou uma legislação, com caráter temporário, que permite o isolamento e o internamento hospitalar forçado de infetados.

Face ao avanço da pandemia (assim declarada pela Organização Mundial da Saúde), vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo a China, onde o novo coronavírus foi detetado pela primeira vez, em dezembro.

O Covid-19 já provocou mais de 5.500 mortos em todo o mundo e o número de infetados já ultrapassa as 143 mil pessoas, com casos registados em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, com 169 casos confirmados.

SBR // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.