Covid-19: Unidade Local de Saúde da Guarda suspende visitas

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 13 mar 2020 (Lusa) - A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje novas medidas de prevenção do contágio por Covid-19, que incluem a suspensão de visitas aos doentes internados, limitações nas consultas e restrições na cirurgia programada.

A ULS refere em comunicado que decidiu suspender as visitas aos doentes internados e que "apenas será permitida a presença da pessoa de referência designada como 'Acompanhante', no período entre as 12:00 e as 14:00 e entre as 18:00 e as 20:00".

Nos serviços de Pediatria e de Neonatologia "continua a ser permitida apenas a entrada de pai e mãe, sem limitação de horário" e, no serviço de Obstetrícia "continua apenas a ser permitida a entrada do pai ou acompanhante designado, no período entre as 12:00 e as 20:00".

"No serviço de Cuidados Paliativos mantém-se a autorização de permanência do acompanhante de referência de cada doente, sem limitação de horário, podendo ser autorizadas, caso a caso, a realização de visitas", lê-se na nota.

A ULS/Guarda decidiu também hoje "restringir a presença do acompanhante no serviço de urgência aos menores e doentes com situação clínica justificativa da necessidade do mesmo, validada pelo chefe de equipa".

As medidas de prevenção que têm como objetivo "garantir a segurança dos utentes, acompanhantes e profissionais de saúde e garantir a disponibilidade destes para assegurar os serviços essenciais no âmbito do Plano de Contingência" também implicam alterações nas consultas hospitalares.

Entre outras decisões, a ULS deliberou suspender a realização de primeiras consultas com prioridade normal, indicando que "deverá continuar a ser assegurada a realização de primeiras consultas tidas como 'Muito Prioritárias' e 'Prioritárias', sendo as restantes oportunamente reagendadas".

Ao nível dos cuidados de saúde primários foi decidido, entre outras, suspender a realização de consultas de "Saúde Infantil" a crianças com idade superior a dois anos, de "Planeamento Familiar", "Diabetes" e "Hipertensão" a doentes controlados.

A ULS também suspendeu a realização de consultas do Rastreio Visual Infantil e do Cancro do Colo do Útero e as sessões de preparação para o parto e pós-parto, nos hospitais e cuidados de Saúde Primários.

Foi ainda decidido restringir cirurgias programadas (convencional e de ambulatório) "à Cirurgia Oncológica, Obstétrica, Trauma Ortopédico e outras situações de urgência diferida ou muito prioritárias que não possam ser adiadas sem prejuízo grave para a situação clínica do doente".

A ULS/Guarda deliberou suspender a aprovação dos Planos de Férias para 2020, condicionar a autorização do gozo de férias à necessidade de assegurar o funcionamento dos serviços e suspender a celebração eucarística no interior do hospital.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 134 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

 

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.