Sistema de descontaminação da água de Fukushima novamente parado

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 25 mar (Lusa) -- O operador da central nuclear japonesa de Fukushima anunciou hoje que o sistema de descontaminação da água acumulada na central foi desligado, poucas horas depois de ter sido reposto o seu funcionamento.

O sistema foi desligado pela Tokyo Eletric Power (TEPCO) depois de trabalhadores terem descoberto uma fuga de água de um dos tanques, disse um responsável estimando em cerca de oito litros o derrame para o exterior e ao salientar não existir risco imediato dado que a água foi recuperada.

A suspensão das operações de descontaminação da água surge apenas seis horas após o sistema ter sido reposto em funcionamento.

Atualmente existem 436.000 metros cúbicos de água contaminada utilizada no arrefecimento da central que ficou fortemente danificada pelo sismo, seguido de tsunami, de 11 de março de 2011.

A água está armazenada em 1.200 tanques especialmente construídos para o seu armazenamento.

Muitos especialistas recordam que em algum momento a água terá de ser lançada ao mar depois de 'limpa' da maioria dos seus contaminantes, mas tanto os pescadores como os países vizinhos estão contra essa medida apesar das garantias das autoridades japonesas que salientam existirem riscos insignificantes para os humanos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.