Covid-19: Matosinhos encerra equipamentos e suspende atividades e eventos públicos

Covid-19: Matosinhos encerra equipamentos e suspende atividades e eventos públicos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Matosinhos vai encerrar a partir de quinta-feira os equipamentos municipais e cancelar os eventos e atividades públicas, devido ao surto de Covid-19, indicou esta quarta-feira aquela autarquia do distrito do Porto.

Esta decisão surge para fazer face à “dinâmica epidemiológica do Covid-19 que o país tem vindo a assistir e à iminência da determinação para a fase de mitigação”, sublinhou em comunicado, acrescentando que a adoção de medidas preventivas é a atitude mais adequada no processo de combate a este surto.

Neste sentido, serão encerrados por tempo indeterminado os equipamentos municipais de utilização pública, nomeadamente bibliotecas, Teatro Municipal - Constantino Nery, casas da juventude, centros cívicos, galerias museus e quintas, postos de turismo, equipamentos desportivos municipais, centros de atendimento descentralizado da MatosinhosHabit e e Matosinhos Sport (MS), espaços internet, loja de emprego, centro de monitorização e interpretação ambiental e centro de informação ao consumidor.

Além disso, a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, suspendeu as atividades públicas por tempo indeterminado, nomeadamente as feiras da sua responsabilidade (Feira dos Golfinhos e Feira dos Produtos Biológicos) e todos os eventos e atividades programadas.

Outra das medidas passa por restringir os serviços de atendimento ao público a casos urgentes, aconselhando as pessoas a usarem os meios telefónicos ou eletrónicos para evitar o contacto direto.

As pessoas só se devem dirigir presencialmente aos serviços em casos imprescindíveis, referiu.

Entre estes serviços está a Loja do Munícipe, Indaqua, Polícia Municipal, Proteção Civil, Ação Social, Educação, balcões de atendimento MatosinhosHabit e Matosinhos Sport e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia.

A DGS indicou hoje que o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19 subiu para 59, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

A Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).