Covid-19: Uma britânica morre em Bali e torna-se a primeira morte na Indonésia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jacarta, 11 mar 2020 (Lusa) - Uma britânica morreu em Bali infetada com o novo coronavírus, anunciaram hoje as autoridades, confirmando a primeira morte na Indonésia atribuída à epidemia.

A mulher, de 53 anos, morreu num hospital daquela ilha indonésia, mas as autoridades não esclareceram se foi contaminada localmente ou se já tinha sido infetada antes de chegar a Bali, no final de fevereiro.

A paciente, hospitalizada na semana passada, "tinha várias doenças graves, como diabetes, hipertensão, hipertiroidismo e uma doença pulmonar", explicou aos jornalistas em Jacarta o porta-voz da célula do Governo dedicada ao vírus, Achmad Yurianto.

A embaixada britânica na Indonésia confirmou à AFP estar a "assistir a família de uma britânica morta na Indonésia" e estar em contacto com as autoridades locais.

Trata-se da primeira morte devida ao Covid-19 confirmada na Indonésia, e é também a primeira vez que a presença da doença é oficialmente referida em Bali, onde o setor turístico tem sido afetado desde que o país proibiu a entrada de turistas chineses.

Jacarta anunciou também que o número de pessoas contaminadas no país subiu para 34, contra 27 na segunda-feira.

Vários cientistas e um estudo do serviço de saúde pública da Universidade de Harvard, nos EUA, estimam que as estatísticas indonésias estejam subestimadas devido à falta de meios neste país de 260 milhões de habitantes.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

FPA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.