Covid-19: Câmara da Póvoa de Lanhoso cencela festas do concelho

Covid-19: Câmara da Póvoa de Lanhoso cencela festas do concelho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Póvoa de Lanhoso decidiu cancelar o programa da Festa de S. José, que deveria decorrer entre 13 e 22 de março, numa medida preventiva face ao surto de Covid-19, anunciou esta quarta-feira, o município.

Fonte do município disse à Lusa que, para já, apenas não está ainda confirmado o cancelamento da missa, já que essa é uma decisão que depende das autoridades religiosas.

De resto, todo o programa das festas concelhias foi cancelado, incluindo a procissão, o cortejo etnográfico e os espetáculos musicais.

Além da Festa de S. José, foram também canceladas as feiras semanais previstas para 12 e 19 de março e todos os eventos organizados e/ou apoiados pelo município até 31 de março.

Por tempo indeterminado, foram encerrados ao público vários equipamentos municipais, como piscinas, pavilhões e espaços desportivos, biblioteca, Centro Interpretativo Maria da Fonte, Theatro Club, Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, Espaço Jovem, Centros de Convívio, Espaço do Idoso, Castelo de Lanhoso, Posto de Turismo e Banco de Voluntariado.

Os restantes serviços municipais mantêm-se “em pleno funcionamento”.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção por Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Segundo a DGS, há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do país, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.