Ucrânia: Polónia, Hungria e Roménia podiam partilhar zona ocidental - extrema-direita russa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 24 mar (Lusa) -- O líder do partido liberal-democrata russo (LDPR, extrema-direita), Vladimir Jirinovski, propôs à Polónia, à Hungria e à Roménia a partilha da Ucrânia ocidental, disse hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, que qualifica a proposta de "absurda".

"Uma carta com aquela proposta chegou à embaixada da Polónia em Moscovo", indicou o porta-voz do ministério, Marcin Wojciechowski, à agência France Presse.

"Consideramo-la um grande absurdo", adiantou.

Na carta, o líder do LDPR sugere a organização de referendos, à semelhança do que aconteceu na Crimeia, nas regiões da Ucrânia que já pertenceram à Polónia, à Roménia e à Hungria, segundo a televisão pública polaca.

"Apenas uma mente doente pode ter tais ideias", comentou Tomasz Nalecz, colaborador próximo do Presidente polaco, Bronislaw Komorowski.

Após um referendo realizado no passado dia 16, que a comunidade internacional considera violar o direito internacional, a península da Crimeia, no sul da Ucrânia, foi anexada pela Rússia.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.