Provas a decorrer na escola secundária Alexandre Herculano no Porto

Provas a decorrer na escola secundária Alexandre Herculano no Porto
| Norte
Porto Canal

Os exames nacionais estão hoje a decorrer em pleno em 18 salas da escola secundária Alexandre Herculano, no Porto, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), João Dias da Silva.

"O número de professores presentes vai permitir a realização de exames. Estavam a fazer a chamada de professores e havia bastantes a responder", adiantou hoje de manhã à Lusa Silvino Costa, professor do 1.º ciclo, que hoje cumpre a greve convocada pelos sindicatos.

Antes da hora dos exames, o mesmo docente considerou serem "poucos" os professores a aderir à greve.

Cinco minutos antes das 09:00 e de ter início a chamada para o exame, um grupo de alunos do Externato de Santa Clara, que pertence ao agrupamento da Alexandre Herculano, disse acreditar na realização do exame de português naquele estabelecimento de ensino, porque foram vistos "mais de 20 professores a entrar na escola".

"Estamos tranquilos, estudámos a matéria e viemos aqui só fumar um cigarrinho para acalmar", afirmou um dos estudantes do grupo.

Os professores, que começaram por fazer uma greve ao serviço de avaliações, decidiram agendar uma paralisação geral para hoje para contestar o regime de requalificação profissional e a mobilidade geográfica proposta pelo Governo, bem como o aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais.

Face à ausência de acordo entre Governo e sindicatos, um colégio arbitral decidiu pela não realização de serviços mínimos.

O Ministério da Educação ainda recorreu da decisão, mas não obteve resposta em tempo útil.

A greve aos exames sucede-se a uma manifestação, realizada sábado em Lisboa, na qual participaram, segundo os sindicatos, 50 mil professores de todo o país.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.