Ucrânia: Apreendidos quilos de ouro e milhões de dólares em casas de ex-ministro
Porto Canal / Agências
Kiev, 22 mar (Lusa) -- Buscas feitas a residências do ex-ministro da Energia da Ucrânia, suspeito de desvio de fundos públicos, permitiram apreender 42 quilos de ouro e 4,8 milhões de dólares em notas, anunciou hoje o ministro do Interior.
"Quarenta e dois quilogramas de ouro, 4,8 milhões de dólares em espécie (cerca de 3,5 milhões de euros), sacos com pedras preciosas parecidas com diamantes, 16 relógios de valor: foi este o resultado das buscas feitas nas residências do ex-ministro da Energia Eduard Stavitski", escreveu o ministro do Interior, Arsen Avakov, na sua página no Facebook.
As buscas foram realizadas no âmbito de um inquérito aberto pelo Procurador-Geral e pela unidade de luta contra o crime organizado do Ministério do Interior, segundo o ministro, citado pela agência France Presse.
Segundo o 'site' de informação Ukrainska Pravda, o ex-ministro da Energia, que alegadamente fugiu para Itália, está nomeadamente implicado em casos relacionados com a residência do ex-presidente Viktor Ianukovic nos arredores de Kiev, aberta ao público após a fuga do presidente deposto, em fevereiro, e cujo luxo e extravagância chocaram muitos ucranianos.
Na sexta-feira, as autoridades ucranianas detiveram o diretor-geral da companhia nacional de petróleo e gás Naftogaz, Evguen Bakulin, por suspeita de corrupção.
No mesmo dia, foram também feitas buscas na residência do ex-ministro da Agricultura, Mykola Prysiajniuk, e apreendidos 286.000 dólares em espécie e relógios de luxo.
Todos estes responsáveis foram nomeados por Viktor Ianukovitch, acusado pela oposição de corrupção em grande escala e do desvio de dezenas de milhares de euros.
A Naftogaz, tutelada pelo Ministério da Energia, tem nomeadamente a seu cargo a importação do gás russo, estando atualmente a dever milhares de dólares à Gazprom, a companhia estatal de gás russa.
MDR // ZO
Lusa/Fim