Síria: Egipto corta relações diplomáticas com o regime de Bashar al-Assad

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 16 jun (Lusa) - O Presidente egípcio, Mohamed Mursi, anunciou no sábado que o Egipto rompeu definitivamente as relações diplomáticas com o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Numa conferência pública de apoio à revolta síria, Mursi disse que decidiu fechar a embaixada síria no Egipto.

O chefe de Estado exigiu também a definição de uma zona de exclusão aérea na Síria, medida que é reivindicada pela oposição ao regime de Al-Assad.

Mohamed Mursi descreveu o conflito sírio como "uma tragédia nunca antes vista na região", na qual "estão envolvidas potências regionais e internacionais".

Na sua intervenção, o Presidente exigiu ainda a saída da Síria do movimento radical xiita libanês Hezbollah, que luta junto das tropas de Al-Assad.

"Rejeitamos a ingerência estrangeira na Síria, militar e política, seja de países ou de milícias", sublinhou, numa alusão ao Irão e ao Hezbollah.

Mursi reiterou o seu apoio ao povo sírio nas suas "reivindicações de liberdade".

ROC // PNG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.