Alstom anuncia acordo para comprar Bombardier Transport

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 17 fev 2020 (Lusa) - O grupo francês Alstom anunciou hoje a compra da atividade de transportes da canadiana Bombardier por um valor entre 5.800 e 6.200 milhões de euros, o que representa a criação do segundo maior grupo ferroviário do mundo.

O acordo foi assinado com a atual direção da Bombardier, empresa que enfrenta várias dívidas, e com o banco canadiano CDPQ, principal credor, que se vai tornar no maior acionista do conglomerado, com 18% do capital.

A operação tem lugar um ano após as autoridades europeias terem vetado uma fusão entre a Alstom e a alemã Siemens, que teria permitido dar origem a um novo líder mundial no setor.

A criação do grupo que resultará da aquisição da Bombardier pela Alstom, que terá ainda de ser aprovada pelas autoridades da concorrência, permitirá constituir o segundo maior grupo ferroviário do mundo, a seguir ao chinês CRRC.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.