Covid-19: Ministério da Saúde do Egito confirma primeiro caso em África

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 14 fev 2020 (Lusa) -- O Ministério da Saúde egípcio anunciou hoje ter registado o primeiro caso do novo coronavírus Covid-19 no continente africano.

O portador da doença não é egípcio, indicou o ministério em comunicado, sem precisar a nacionalidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi informada e o doente, que não apresentava qualquer "sintoma", foi transferido para um hospital e colocado em quarentena para ser observado e receber tratamento, segundo o ministério.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.383 mortos e infetou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial.

A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final do ano.

Além de 1.380 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas e um no Japão.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Em Portugal, uma criança regressada da China está internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, por suspeitas de infeção.

Trata-se do sétimo caso suspeito em Portugal, depois de os anteriores terem sido declarados negativos.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 44 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.

PCR // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.