Presidente interino da Ucrânia acusa Putin de agir como Alemanha nazi

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 18 mar (Lusa) -- O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchinov, acusou hoje o presidente russo, Vladimir Putin, de agir como a Alemanha nazi ao "anexar" a península ucraniana da Crimeia.

"A Rússia está a jogar um jogo sujo ao anexar a Crimeia. A II Guerra Mundial começou com a anexação pela Alemanha nazi dos territórios de outros países. Hoje, Putin está a seguir o exemplo dos fascistas do século XX", disse Turchinov à imprensa em Kiev, citado pela agência France Presse.

O Kremlin anunciou hoje que considera a Crimeia parte da Federação Russa, após a assinatura, em Moscovo, de um tratado bilateral para a integração daquela república autónoma na Rússia.

As autoridades locais da península autónoma, de população maioritariamente russa, opuseram-se à destituição do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado próximo de Moscovo, e a formação de um governo apoiado pela União Europeia e os Estados Unidos.

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.