Ucrânia: Acção da Rússia na Crimeia é "uma usurpação territorial" - Vice-Presidente EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 18 mar (Lusa) -- O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, acusou hoje a Rússia de uma "flagrante violação da lei internacional" na Crimeia, afirmando ainda que a ação de Moscovo naquela península "não é mais do que uma usurpação territorial".

"A Rússia arranjou um conjunto de argumentos para justificar o que não é mais do que uma usurpação territorial", disse Biden, numa intervenção em Varsóvia, Polónia, após o Kremlin ter anunciado a integração da República da Crimeia na Federação Russa.

Na mesma declaração, Biden afirmou que Moscovo fez uma "incursão militar descarada", "impulsionou as tensões étnicas" no território ucraniano e está a fazer "um assalto contínuo à soberania da Ucrânia".

O vice-presidente norte-americano advertiu que se Moscovo "continuar por este caminho" irá enfrentar novas sanções.

"O isolamento político e económico da Rússia só pode aumentar se continuar por este caminho, e [a Rússia] irá assistir, de facto, a novas sanções por parte dos Estados Unidos e da União Europeia (UE)", acrescentou.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje um tratado bilateral de união com o primeiro-ministro da Crimeia, Sergui Aksionov, e outros dirigentes da península, na presença dos membros das duas câmaras do parlamento russo, dos governadores e dos membros do governo russo.

A cerimónia, transmitida pela televisão estatal, seguiu-se ao discurso de Putin sobre a Crimeia, no qual o presidente russo propôs ao Parlamento uma lei para integrar a Crimeia e a cidade de Sebastopol, base da Frota russa do Mar Negro, na Federação Russa.

SCA (MDR) // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.