Candidato de última hora à presidência da Colômbia anuncia desistência

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 15 mar (Lusa) -- José Antonio Rocha Cardozo, do Partido Opção Cidadã, retirou, na sexta-feira, o seu nome da lista de candidatos às presidenciais na Colômbia, uma semana depois do surpreendente anúncio de candidatura, informou a autoridade eleitoral.

Rocha Cardozo, que se inscreveu para as presidenciais de 25 de maio pouco antes do fim do prazo legal para o efeito, desistiu, esta sexta-feira, da sua candidatura.

A Opção Cidadã, que foi anteriormente designada de Convergência Cidadã e depois de Partido de Integração Nacional (PIN), é uma força de direita que nas legislativas de domingo conquistou cinco assentos no Senado e outros tantos na Câmara dos Representantes, com 3,68% dos votos totais.

Aída Avella, do partido de esquerda União Patriótica, também retirou a sua candidatura, para se juntar como companheira de Clara López, do Polo Democrático Alternativo (PDA).

Com o encerramento, esta sexta-feira, do prazo para a modificação de candidaturas, o leque de concorrentes à presidência da Colômbia fica reduzido para quatro, havendo apenas mais um pendente de registo num prazo excecional, indica a Efe.

Na corrida presidencial participam, até ao momento, o atual chefe de Estado, Juan Manuel Santos, que procura a reeleição como candidato da coligação Unidade Nacional (Partido da Unidade Nacional,m Liberal e Mudança Radical); Marta Lucía Ramírez (Partido Conservador), Óscar Iván Zuluaga (Centro Democrático) e López (Polo Democrático).

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.