Mau tempo: EDP prevê resolver falhas de eletricidade até segunda-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 22 dez 2019 (Lusa) - A EDP Distribuição prevê resolver até segunda-feira todas as falhas de eletricidade nas redes de alta e média tensão provocadas pelo mau tempo, sem previsão ainda para a resolução na baixa tensão, disse hoje a empresa.

Em declarações à Lusa, a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio, adiantou que no sábado ficaram resolvidas as situações decorrentes da depressão Elsa, mas a partir do meio da tarde de sábado e durante a madrugada de hoje "houve muitos incidentes" provocados pela depressão Fabien, sobretudo nos distritos de Vila Real e Viseu.

"As equipas continuam a trabalhar no sentido de resolver as situações, mas há muitas dificuldades de mobilidade devido às inundações e à queda de árvores", explicou Fernanda Bonifácio.

A responsável pela comunicação da EDP afirmou que, apesar das dificuldades, "os trabalhos estão a correr bem e amanhã [segunda-feira] todas as situações deverão estar resolvidas na alta e na média tensão".

"O que nos começa a preocupar agora é a baixa tensão, que leva a eletricidade às casas das pessoas", disse, acrescentando que a EDP está a registar "todas as avarias" reportadas através do 'call center' da empresa.

A diretora de comunicação disse não ser possível contabilizar o número de pessoas afetadas, pelo facto de o valor estar sempre a mudar.

Os fortes efeitos do mau tempo, que se fazem sentir desde quarta-feira, já provocaram dois mortos, um desaparecido, deixaram 144 pessoas desalojadas e 320 pessoas deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.200 ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore.

O mau tempo provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou no sábado o impacto da depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária.

DF // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

Governo anuncia criação do Observatório da Vinha e do Vinho

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, a criação de um Observatório da Vinha e do Vinho, a ser implementado este ano para valorizar o setor vitivinícola.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".